Por que IVSS – Churchear?

Por que uma organização internacional para a atenção pastoral entre os deficientes auditivos?

A sociedade moderna, especialmente nas cidades, é caracterizado por um barulho onipresente, resultando em um número crescente de pessoas com deficiência auditiva. Um número crescente de pessoas cada vez mais jovens sofrem de perda auditiva.

A deficiência auditiva pode variar de quase imperceptível, o que não cria problemas na vida cotidiana, para o total de surdez. Mais pessoas com deficiência auditiva está em algum lugar entre esses dois extremos. Deficiência auditiva é a causa de maiores ou menores problemas na vida diária, mas aqueles que o têm, não são surdos. Sua língua é a língua falada, e não a linguagem de sinais – embora muitos deles se beneficiaria de um certo grau de suporte a linguagem de sinais em sua comunicação com os outros. Eles ainda têm a sua identidade e asua vida social na comunidade residente, e com um certo grau de adaptação ainda será capaz de trabalhar lá. Que tipo de preparação necessária vai variar de equipamento técnico para apoio á linguagem de sinais.

Como cristãos de diferentes religiões e tradições, somos chamados a difundir o Evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas. Como é que vamos ao encontro de pessoas que precisam de comunicação facilitada? Como é que vamos ao encontro duma nova geração de deficientes auditivos, uma geração que não pedem esmola, mas exige que Deus lhes deu direito de comunicar, da mesma forma como todos os outros? Essas perguntas só se podem ser respondidas em comunicação aberta comos deficientes auditivos. E perguntas precisam ser respondidas, caso contrário, eles vão virar as costas para a Igreja.

Precisamos também de compartilhar experiências através das fronteiras, nacional, bem como da Igreja. Por isso, é necessário para atender para
• ouvir a quem conhece os problemas de suas vidas diárias.
• discutir soluções para os problemas.
• compartilhar nossas experiências e aprender uns com os outros.
• reunir-se mutuamente, a fim de trazer de volta a inspiração a nossos próprios países e igrejas.
• encontrar formas de estar juntos contra as autoridades eclesiásticas – e, em alguns casos, também as autoridades políticas.
Por estas razões – e uma série de outros – nós convidamos você, os líderes da Igreja, sacerdotes, diáconos e membros da igreja comuns, os deficientes auditivos, bem como aqueles com audição normal, para entrar em nossa comunidade internacional e participar de esforços conjuntos conjunto com, e para os deficientes auditivos.

(Traduzido por Knut Næsje)